domingo, 12 de fevereiro de 2012

ervas aromáticas e seus segredos




ervas.jpg


É quando a gente está mais relaxado, quando uma brisa de bons tempos passa do nada, que vem uma intuição certeira dos temperos. Experimente observar: se você estiver de ótimo humor diante do fogão, a cozinha deixa de ser matemática e vira feiticeira.  E, nesses dias, as ervas entram na panela nas doses exatas, como por encanto. Uma não sobrepõe o gosto da outra, a noz-moscada não carrega o sabor da sopa, o alecrim vai na medida certa para as batatas. Mas, como nem sempre sopros divinos surgem na cozinha, aqui vão algumas dicas, elaboradas por nutricionistas criativas sobre quais ervas combinam mais com o que você quer preparar. O ideal, no entanto, é pegar leve, porque erva demais é elegância de menos no paladar. Em compensação, quando bem usadas, as ervas deixam os pratos perfumados, saborosos, celestiais. E ainda disfarçam, muito bem, os sabores que, por causa da medicação, podem causar enjôos e acabar com o paladar. Às ervas, portanto! Veja só quantas opções:



Alecrim: de aroma fresco, que lembra o pinho, dá um sabor todo especial às aves, aos molhos de tomate "da mama" e às sopas de tomate, àquele pratão de frutos do mar. Além disso, cai bem com carnes, patês, berinjela, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas.
Cebolinha verde: esta é um clássico. Muito usada em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Fica ótima também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.
Coentro: o mundo divide-se em quem ama e quem odeia coentro, especialmente in natura, com suas folhas verdes que exalam seu aroma à distância. Pode ser usado também em grãos ou moído. Se você optar por usar a semente inteira, capriche: vai bem no preparo de ponches, pickles, doces e no café. Moído, o coentro é usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. As folhas perfumam e enfeitam os pratos da culinária baiana, delícias como as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar.
Endro Dill: taí o ingrediente indispensável no preparo de peixes, molhos, salada de batatas, marinados, pickles, carnes, sopas, pães, massas, queijos e compotas. Dá aquele realce de sabor de propaganda de comida!
Erva Doce: suave, dá o toque especial em biscoitos, bolos, broas de milho, bolachas e pães. Também cai como uma luva em pratos salgados como queijos, molhos para saladas, frutas em calda, peixes e frutos do mar.
Estragão: de sabor marcante, parecido com o anis, é a pitada que realça vinagres, pickles, molho tártaro e de mostarda e maionese. Também fica ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes.
Manjericão: quer coisa melhor do que tomate fresco com manjericão? Se tiver mozzarela de búfala para acompanhar e fazer uma salada caprese, então… Seu sabor perfumado e agradável é ideal para receitas com tomate. Na pizza, tem um não sei quê de divino. E vai bem ainda no molho para churrasco, na lagosta, nos assados e nos legumes. É o principal ingrediente do molho ao pesto.
Manjerona: classuda, refinada, com sabor semelhante ao orégano, é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados… hummm! Ideal para pratos de cozimento rápido.
Orégano: indispensável para pizzas. Soberbo em molhos à base de tomate. Ainda vale salpicá-lo em ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

Salsa: no ritmo da salsa, você vai dando suingue aos canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios. Dá o maior samba na cozinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário