segunda-feira, 18 de junho de 2012


Chá Vermelho - Rooibos e Pu Ehr

  

Numa das minhas pesquisas relativas aos poderes emagrecedores do chá vermelho, deparei-me com informações contraditórias sobre este chá.
O que conhecia do chá vermelho era que era um chá que não tinha muita teína logo era um chá que podia ser bebido à noite sem causar insónias. Depois, encontro um site onde diz que este chá devia ser evitado durante a tarde e a noite devido aos elevados valores de teína.

 Diferentes informações sobre o chá vermelho. A razão desta contradição prende-se com o tipo de chá. Actualmente no mercado, existem duas qualidades de chá vermelho, mas estes dois chás possuem origens diferentes e propriedades diferentes.

O que eu conheço como chá vermelho, ou pelo menos, foi o primeiro que ouvi falar, é chá de rooibos. Este chá só é cultivado apenas numa pequena área no Cedarberg da província do Cabo Ocidental na África do Sul. Normalmente estas folhas são oxidadas através de uma fermentação, que vai conferir a coloração vermelho-marrom do rooibos e amplifica o seu sabor.

Em 1995 foi comprovado num laboratório que o chá rooibos possuia as seguintes propriedades:
Anti-alérgico
Anti-espasmódico
Anti-bacterial
Anti-envelhecimento
Anti-viral
Antioxidante
Sem cafeína
Baixo nível de taninos
O chá Rooibos é recomendado para pessoas que sofrem de irritabilidade, dores de cabeça, insónia, hipertensão, produzindo um efeito calmante no sistema nervosos central,. Problemas digestivos, náuseas, vómitos, úlceras do estômago, e constipação também podem ser aliviados com rooibos,. Rooibos é recomendado para alivio das cólicas das crianças,. Rooibos reduz os efeitos das alergias como asma. Rooibos tem um efeito amaciador na pele, podendo ser usado sobre eczemas e acne;. Rooibos tem um sabor agradável, pelo que não é necessária a adição de açúcar, ideal para dietas. É ainda rico em antioxidantes, potássio, ferro, cálcio, magnésio, flúor, zinco.
Um outro estudo, que foi efectuado pela Universidade de Harvard no ano de 1999, conclui que beber apenas uma chávena de chá de Rooibos por dia, reduz em 44% o risco de ataque cardiaco. O poder anti-oxidante dos flavonóides contidos no chá são responsáveis por este benefício.

O chá vermelho Pu Ehr, é um chá proveniente da China, onde é tradicionalmente compactado e envelhecido por pelo menos alguns anos antes de ser consumido, sofrendo uma pós-fermentaçäo que lhe dá um sabor mineral característico. Devido a este facto, o chá Pu Ehr é classificado pelo seu ano de produção, tal como sucede aos vinhos. Quanto mais velho for o chá, mais elevado será o seu custo.
Este chá é uma variante do chá verde, e por isso, possui muitas propriedades semelhantes do chá verde. É muito aplicado em tratamentos de beleza e de perda peso. As propriedades deste chá incluem:

Activa o metabolismo do fígado, ajudando a que o corpo queime gorduras em vez de armazená-las;
Reduz de forma significativa os triglicéridos, os níveis de colesterol mau (LDL) e o ácido úrico;
Desintoxica o organismo, evitando a retenção de líquidos;
Depurativo;
Antidepressivo;
Facilita a digestão
Reforça o sistema imunitário e protege o organismo de algumas infecções.
Ajuda a prevenir o cancro graças a uma enzima que evita que as células se tornem tumorais.
Previne o aparecimento de Cáries pelo seu conteúdo em flúor.
Fortalece os ossos (também devido ao flúor).
Acalma as dores de cabeça.
Aqui ficam as diferenças entre os dois tipos de chá vermelho. Espero ter-vos esclarecido quanto às diferentes propriedades de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário