Os milagres do Vinagre
O vinagre provém da fermentação de uma bebida alcoólica e, quase sempre, o vinagre mais indicado é feito da cidra (maçã) ou do vinho. Nela, o álcool mistura-se ao oxigénio contido no ar para desaparecer e se transformar em ácido acético e água. Muito simples de ser preparado, o vinagre é, entre outras coisas, dotado de uma vasta gama de vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e várias enzimas.
Mesmo depois de 10.000 anos, há ainda quem pense que no vinagre tem toda a sorte de virtudes que podem lutar contra a artrite, osteoporose, cancro, azia, diarreia e outras tantas doenças, além do combate ao envelhecimento. Os poderes curativos e profiláticos provenientes do uso do vinagre vêm desde os tempos mais remotos até ao reconhecimento científicos dos nossos dias.
Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra. Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia) e cálcio.
Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre à água onde está mergulhado um osso, o cálcio do osso será extraído e ficará depositado no fundo do recipiente. Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar seus pacientes com esta bebida. Utilizada como desinfectante e, inclusive, ainda hoje, alguns hospitais fazem uso do vinagre que tem assegurado sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também pela sua composição competente para fins anticépticos.
Essas qualidades anticépticas (ele mata os micróbios) e antibióticas.
Contém bactérias que são "inimigos" de micro-organismos infecciosos e que estão provadas. Os cientistas não conseguem ainda explicar todos os seus efeitos e aplicações. Os tipos de vinagre são tão variados quanto as espécies de maçãs; mas uma coisa é certa: quanto mais natural for o produto, mais essas qualidades serão reforçadas. Um teste muito simples para isso: se não houver nenhum depósito no fundo da garrafa é sinal de que ele foi muito filtrado; senão, com o depósito quieto do fundo da garrafa você pode preparar o melhor dos vinagretes (tipo de molho).
Propriedades curativas
O vinagre de cidra (maçã) que se encontra facilmente à venda, tem propriedades muito parecidas com a química dos sucos gástricos segredados pelo estômago e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde. Talvez seja essa a razão pela qual deduz-se que ele facilite à digestão. Curiosamente, encontra-se, ainda, médicos que recomendam que se faça uso de duas colheres de vinagre após as refeições, regularmente, para evitar intoxicações alimentares, tal como antigamente.
O envelhecimento, problemas cardíacos, câncer e catarata são sintomas do mal causado pelos radicais livres sobre o organismo. Os antioxidantes absorvem os radicais livres. O betacaroteno que há no vinagre é um antioxidante poderoso. Enfim, o vinagre trata de certas afecções da pele porque o pH é o mesmo de uma pele saudável.
Picadas de abelhas, vespas ou efeitos da água-viva podem ser aliviadas, se sobre o local atingido for posto uma mistura de água com vinagre e em seguida deixar o local atingido exposto ao sol por alguns minutos; um banho de água morna com um copo de vinagre adicionado à água, por exemplo, podem amenizar a sensação de ardência e queimadura; o alívio da coceira provocada pelas picadas de mosquitos também pode ser propiciado, passando um algodão com vinagre.
Como fazer um vinagre natural
Vinagre de cidra - utiliza-se a maçã :
Corte as maçãs em pedaços, mas atente para que elas não estejam maduras demais ou amassadas. Recolha o suco numa jarra de vidro ( nunca use o suco de maçã comprado pronto, pois ele contém conservantes). Vede a boca da jarra com um balão desses de aniversários, mas de tamanho grande (na falta, serve uma luva cirúrgica). Abra bem a boca do balão e ponha-o sobre a boca da jarra.
Com o tempo o balão irá encher em volta da jarra e à medida que o gás carbónico for sendo desprendido, ele será retido pelo balão. Ao fim de algumas semanas, seis, no máximo, retire o balão e transfira o líquido, já transformado em cidra, para outro recipiente de vidro de boca bem mais larga e cubra com um pano branco bem limpo e deixe-o em repouso.
Depois de alguns meses você terá um excelente vinagre natural.
Se você está com pressa pode fabricar o vinagre a partir do vinho em alguns minutos. O segredo está em você colocar o vinho para ferver em fogo bem forte e reduzi-lo a ¼ da medida que você pôs para ferver. Já estará pronto para ser usado.
Ocorre que a qualidade desse vinagre "instantâneo" será ditada pela qualidade do vinho que você usou. Se você sentir que o vinagre está excessivamente ácido, adicione uma pitada de açúcar, para cortar a acidez demasiada.
O vinagre obtido após a evaporação deverá ser mantido à temperatura ambiente.
Se você desejar, pode personalizar: perfume-o com uma mistura de ervas aromáticas e deixe por alguns dias dentro do vinagre; após isso, coe e mantenha o vinagre num recipiente de vidro bem vedado não se esquecendo de mantê-lo em temperatura ambiente.
Receita para aromatização
Os gregos costumavam fazer um vinho aromático e digestivo com ramos de orégãos. Esta receita pode ser adaptada para o preparo de um delicioso vinagre, ideal para temperar saladas, carnes e outros alimentos:
Limpe e lave bem um ou dois ramos de orégãos frescos. Enxugue com um pano e deixe secar completamente, até desaparecer toda a humidade.
Esterilize uma garrafa e, depois de bem seca, coloque os ramos frescos de orégãos. Encha com duas chávenas (cerca de 480 ml) de vinagre de vinho branco ou de maçã. Atenção: o vinagre deve cobrir a erva completamente.
Feche bem com uma rolha e deixe descansar por 15 dias, agitando a garrafa diariamente.
Outros aromas: usando o mesmo procedimento você poderá personalizar o vinagre com outros aromas.
Dicas + Dicas :
Usos do Vinagre na saúde, na química doméstica e higiene pessoal
Vinagre, poderoso anticéptico para a higiene e bem-estar. Poderoso anticéptico, o vinagre evita formação de mofo e refresca o ambiente, matando as bactérias. No seu dia-a-dia, faça uso do vinagre.
Alguns exemplos:
Na casa: ( principalmente se você reside em local com muita humidade.)
Mantenha um vaporizador ( do tipo usado para plantas ) cheio, com mistura de água e vinagre ( aproveite embalagens de outros produtos que não sejam tóxicos ).
Aliás, mantenha vários vaporizadores com misturas mais fortes e outras mais fracas, para usos que requeiram mais ou menos vinagre.
Ambientes recém-pintados: molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local para cortar os odores da tinta.
Os seus pincéis: lave-os como de costume e depois enxagúe com mistura e água com vinagre.
Onde houver madeira e você notar que está apresentando "bolor", limpe com água e vinagre roda-pés e piso de madeira e banheiros: use um pano húmido misturado com vinagre após retirar a poeira.
Material metálico com verdete ( banheiros, principalmente ).
Sanita: para que o fique sempre impecavelmente esterilizado ponha dentro da sanita meio copo de bicarbonato de sódio e meio de vinagre; 10 minutos mais tarde ponha água a ferver e deixe ficar.
Ferro de passar a vapor: limpe com água misturada com um pouco de vinagre e em seguida proceda à limpeza fazendo evaporar a água conforme as instruções do fabricante.
Aquecedor para mamadeiras: o mesmo procedimento.
Tapetes: com escova, água e vinagre ( as cores ficam mais vivas além da protecção bactericida ).
Na cozinha:
Micro-ondas: faça ferver durante cinco minutos um copo de vidro com água misturada a ¼ de vinagre. Os odores serão eliminados e os resíduos dos alimentos podem ser facilmente removidos.
Panelas: retira as manchas deixadas pela fervura e feijão ( principalmente nas panelas de pressão).
Frigorífico: retira os odores; você pode deixar um chumaço de algodão embebido em vinagre dentro do frigorífico.
Máquina de lavar louça: o mesmo procedimento para máquina de lavar roupa (indicado em baixo).
Caixote do lixo: mantenha o saco plástico vaporizado com vinagre.
Roupas:
Máquina de lavar roupa: na última água de enxaguar ponha vinagre dentro da água ( o vinagre corta o efeito do sabão e desinfecta a roupa ).
Travesseiros e colchões: vaporize com mistura de água e vinagre. Se houver possibilidade, leve ao sol.
Cortando o efeito ( de ureia ) urina no colchão: para o colchão use o mesmo procedimento acima. Depois deixar um jornal ou toalhas absorventes sobre o local molhado; após isso, aplicar a mistura de vinagre. Aguardar umas horas e secar com ferro quente.
Urina nas roupas: retirar a urina numa primeira água e em seguida deixar de molho com água e vinagre; depois lavar normalmente, mas enxaguando com vinagre e água.
Urina de animais domésticos: secar o local com um jornal, passar um pano húmido e depois vaporizar mistura de vinagre com água em proporção mais forte para o vinagre. Mais vinagre para urina de gatos.
O seu bebé:
Roupas: o mesmo procedimento para as roupinhas molhadas de urina.
Brinquedos: lavar com água e sabão e depois enxaguar com água e vinagre: enxagúe por mais vezes com água pura.
Assaduras provocadas por urina: lavar o local afectado e depois aplicar uma mistura bem fraca de água com vinagre. Lembre-se de deverá ser fraca para não agredir e provocar dor.
Outros:
Doentes e idosos no leito: higiene de pessoas acamadas por longo tempo também devem seguir os mesmos procedimentos.
Os seus filhos, mesmo que já sejam relativamente crescidos mas que sejam sintomáticos: ao urinar na cama tome as mesmas providências e nunca os repreenda por isso. Use vinagre. Consulte um psicólogo.
Beleza:
Pele: se você sofre de afecções, brotoejas, espinhas ou acne: diariamente, após a higiene da manhã, enxagúe o rosto com mistura de vinagre com água morna. Antes de se deitar faça a mesma coisa.
Cabelos: se não forem secos, enxagúe com a mesma mistura usada para o rosto na medida de meio copo de vinagre de cidra misturado com dois copos de água morna. Eles ficarão brilhantes e saudáveis.
Cabelos: se você fez permanente e seu cabelo ficou espigado ou baço mais do que você desejava, faça uso da mesma receita anterior.
Cabelos: no fim de lavar o cabelo esfregue-o com um pouco de vinagre. Passe por água. Ele fica macio, sem cheirar a vinagre.
Higiene bucal:
Dentes e mucosa bucal: um copo de água morna misturado com três colheres de sopa de vinagre de maçã. Após escovar os dentes, faça um bochecho com a mistura.
Se você é do tipo super-limpeza, ainda pode misturar à água com vinagre, um pouco de fungicida líquido nas seguintes operações:
Na máquina de lavar roupa,
Limpeza dos banheiros e da casa,
Lixeiras,
Urina de animais,
Cabelos ( se não houver ferimentos no couro cabeludo e muito cuidado com os olhos ),
Piso e balcão da cozinha.
- Ou ainda misturar lisoforme (fungicida) ao álcool e vaporizar as cortinas, tapetes, colchões, travesseiros.
Atenção: não usar em locais com ferimentos nem na pele de crianças nem nos bebés.
Benefícios apregoados:
1 - Quanto mais velho, melhor: como um bom vinho.
2 - Melhorar a saúde dos cabelos.
3 - Saúde dental e bucal.
4 - Saúde da pele do rosto, combate as espinhas e acne.
5 - Aliviar as cãibras nocturnas das pernas.
6 - Acalmar músculos cansados.
7 - Combater a osteoporose pelo cálcio.
8 - Ajudar dores de cabeça a desaparecer.
9 - Acalmar as erupções cutâneas e as micoses.
10 - Aliviar as picadas de insectos ( vespa, abelha e água-viva ).
11 - Remediar certos problemas urinários.
12 - Ajuda no tratamento da tosse.
13 - Destruir os micróbios dos alimentos.
14 - Melhorar os problemas do coração e da circulação.
15 - Reduzir a hipertensão.
16 - Combate às bactérias.
17 - Tratamento da caspa ( esfoliação do couro cabeludo ).
18 - Aliviar as dores dos calos.
19 - Remediar certas infecções dos olhos.
20 - Combate aos fungos.
O vinagre possui mil utilidades, além de ser utilizado na preparação dos alimentos.
Algumas delas:
1) Para o arroz ficar bem soltinho, coloque uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento;
2) Para tirar a gosma, lave o frango, corte em pedaços e cubra-os com água fria e duas colheres de sopa de vinagre. Depois é só lavá-las com água corrente;
3) Batatas murchas, com cascas escuras e enrugadas ficarão como novas misturando um pouco de vinagre à água em que forem cozidas;
4) O bolo de chocolate ficará húmido se acrescentarmos uma colher de chá de vinagre de vinho ao bicarbonato estipulado na receita;
5) Na falta de um frigorífico, pode-se conservar carnes cruas por período curto embrulhando-as num pano embebido em vinagre;
6) Se quiser guardar salsichas frescas até cinco ou seis dias, deixe-as mergulhadas dentro de uma tigela contendo água com uma colher de sopa de vinagre (ou mais, dependendo da quantidade de salsicha), e um pouquinho de sal. Guarde no frigorífico e na hora de usar é só lavar em água pura;
7) Muitas cozinheiras colocam um recipiente contendo vinagre perto do lugar onde se está fritando cebolas; assim, não exalam o seu cheiro característico, que muitas pessoas não suportam;
8) A polpa do abacate, depois de aberta, escurece logo, isto pode ser evitado passando um pouco de vinagre na superfície;
9) Para que o diospiro amadureça mais depressa, faça um furinho junto ao cabinho e coloque ali uma gota de vinagre;
10) Se as mãos ficarem manchadas de frutas, uma mistura de limão e vinagre bem esfregada as eliminará;
11) O limão partido também se conservará fresquinho se colocar a parte cortada num pires contendo vinagre;
12) As massas fritas não ficam gordurosas se for acrescentada a elas (durante o preparo) uma colher (sopa) de vinagre.
Mais limpezas:
O vinagre é um óptimo produto de limpeza, além de barato, eficiente e não poluente.
Veja alguns exemplos de como limpar a casa com o vinagre:
* Incrustações de cal: solução de água e vinagre limpa manchas e dissolve placas de cal.
* Máquina de Lavar: use quatro litros de solução de vinagre no ciclo principal para remover cal e restos de sabão da máquina de lavar, dando-lhe mais vida útil.
* Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa e não deixa riscos, nem marcas; vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.
* Latão e cobre: solução de vinagre e sal grosso dá novo brilho aos produtos.
* Madeira: duas chávenas de amoníaco, uma chávena de vinagre e meia chávena de soda em oito litros de água limpam estantes pintadas, revestimentos de madeira e persianas, sem alterar a cor dos móveis.
* Lustra móveis: solução de vinagre, terebintina e óleo de linhaça em partes iguais eliminam riscos na madeira, servindo como lustra-móveis.
* Manchas de vela: cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo e removida com papel absorvente. Em seguida, lave o local com vinagre.
* Manchas em tapetes: a cor do tapete volta a ser viva quando aplicada água morna com vinagre no local da mancha.
* Manchas em tecidos: solução diluída remove as manchas eficientemente. Manchas de chicletes ou desodorizantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem. Colarinhos encardidos devem receber pasta preparada com soda e vinagre, ficando assim completamente limpos após a lavagem.
* Bordados que podem desbotar: passando a peça pelo avesso, com pano humedecido em vinagre por baixo, as cores voltam a brilhar.
* Amaciador: o vinagre substitui o amaciador, e as roupas ficam frescas, macias e cheirosas; peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.
* Cobertores: para evitar que eles não fiquem duros e ásperos, passe-os rapidamente em água com vinagre após a lavagem.
* Fixação de cores: tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.
* Gesso: preparar gesso com vinagre em lugar da água, torna o produto maleável por mais tempo.
* Cheiro de pintura: um pequeno recipiente com vinagre retira o cheiro desagradável de tinta fresca do ambiente.
* Tapetes persas: uma solução forte de vinagre protege o tapete persa das traças.
* Sujidade na carpete: coloque vinagre no local atingido pela sujidade e limpe depois de algum tempo.
* Insectos: uma esponja embebida em solução de vinagre diluído afasta insectos de espelhos e vidraças.
* Plantas: escove os seus vasos com solução fraca de vinagre e enxagúe: os poros dos vasos ficarão limpos e irão garantir a passagem do ar.
* Flores: as flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.
O vinagre é o melhor anti-bacteriano que existe ! Além de tudo é barato !!!
Limpe o frigorífico com vinagre, o lava loiça, o tanque, enfim tudo o que não tiver mármore.
Mas lembre-se que o ácido corrói as pedras.
Mesmo depois de 10.000 anos, há ainda quem pense que no vinagre tem toda a sorte de virtudes que podem lutar contra a artrite, osteoporose, cancro, azia, diarreia e outras tantas doenças, além do combate ao envelhecimento. Os poderes curativos e profiláticos provenientes do uso do vinagre vêm desde os tempos mais remotos até ao reconhecimento científicos dos nossos dias.
Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra. Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia) e cálcio.
Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre à água onde está mergulhado um osso, o cálcio do osso será extraído e ficará depositado no fundo do recipiente. Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar seus pacientes com esta bebida. Utilizada como desinfectante e, inclusive, ainda hoje, alguns hospitais fazem uso do vinagre que tem assegurado sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também pela sua composição competente para fins anticépticos.
Essas qualidades anticépticas (ele mata os micróbios) e antibióticas.
Contém bactérias que são "inimigos" de micro-organismos infecciosos e que estão provadas. Os cientistas não conseguem ainda explicar todos os seus efeitos e aplicações. Os tipos de vinagre são tão variados quanto as espécies de maçãs; mas uma coisa é certa: quanto mais natural for o produto, mais essas qualidades serão reforçadas. Um teste muito simples para isso: se não houver nenhum depósito no fundo da garrafa é sinal de que ele foi muito filtrado; senão, com o depósito quieto do fundo da garrafa você pode preparar o melhor dos vinagretes (tipo de molho).
Propriedades curativas
O vinagre de cidra (maçã) que se encontra facilmente à venda, tem propriedades muito parecidas com a química dos sucos gástricos segredados pelo estômago e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde. Talvez seja essa a razão pela qual deduz-se que ele facilite à digestão. Curiosamente, encontra-se, ainda, médicos que recomendam que se faça uso de duas colheres de vinagre após as refeições, regularmente, para evitar intoxicações alimentares, tal como antigamente.
O envelhecimento, problemas cardíacos, câncer e catarata são sintomas do mal causado pelos radicais livres sobre o organismo. Os antioxidantes absorvem os radicais livres. O betacaroteno que há no vinagre é um antioxidante poderoso. Enfim, o vinagre trata de certas afecções da pele porque o pH é o mesmo de uma pele saudável.
Picadas de abelhas, vespas ou efeitos da água-viva podem ser aliviadas, se sobre o local atingido for posto uma mistura de água com vinagre e em seguida deixar o local atingido exposto ao sol por alguns minutos; um banho de água morna com um copo de vinagre adicionado à água, por exemplo, podem amenizar a sensação de ardência e queimadura; o alívio da coceira provocada pelas picadas de mosquitos também pode ser propiciado, passando um algodão com vinagre.
Como fazer um vinagre natural
Vinagre de cidra - utiliza-se a maçã :
Corte as maçãs em pedaços, mas atente para que elas não estejam maduras demais ou amassadas. Recolha o suco numa jarra de vidro ( nunca use o suco de maçã comprado pronto, pois ele contém conservantes). Vede a boca da jarra com um balão desses de aniversários, mas de tamanho grande (na falta, serve uma luva cirúrgica). Abra bem a boca do balão e ponha-o sobre a boca da jarra.
Com o tempo o balão irá encher em volta da jarra e à medida que o gás carbónico for sendo desprendido, ele será retido pelo balão. Ao fim de algumas semanas, seis, no máximo, retire o balão e transfira o líquido, já transformado em cidra, para outro recipiente de vidro de boca bem mais larga e cubra com um pano branco bem limpo e deixe-o em repouso.
Depois de alguns meses você terá um excelente vinagre natural.
Se você está com pressa pode fabricar o vinagre a partir do vinho em alguns minutos. O segredo está em você colocar o vinho para ferver em fogo bem forte e reduzi-lo a ¼ da medida que você pôs para ferver. Já estará pronto para ser usado.
Ocorre que a qualidade desse vinagre "instantâneo" será ditada pela qualidade do vinho que você usou. Se você sentir que o vinagre está excessivamente ácido, adicione uma pitada de açúcar, para cortar a acidez demasiada.
O vinagre obtido após a evaporação deverá ser mantido à temperatura ambiente.
Se você desejar, pode personalizar: perfume-o com uma mistura de ervas aromáticas e deixe por alguns dias dentro do vinagre; após isso, coe e mantenha o vinagre num recipiente de vidro bem vedado não se esquecendo de mantê-lo em temperatura ambiente.
Receita para aromatização
Os gregos costumavam fazer um vinho aromático e digestivo com ramos de orégãos. Esta receita pode ser adaptada para o preparo de um delicioso vinagre, ideal para temperar saladas, carnes e outros alimentos:
Limpe e lave bem um ou dois ramos de orégãos frescos. Enxugue com um pano e deixe secar completamente, até desaparecer toda a humidade.
Esterilize uma garrafa e, depois de bem seca, coloque os ramos frescos de orégãos. Encha com duas chávenas (cerca de 480 ml) de vinagre de vinho branco ou de maçã. Atenção: o vinagre deve cobrir a erva completamente.
Feche bem com uma rolha e deixe descansar por 15 dias, agitando a garrafa diariamente.
Outros aromas: usando o mesmo procedimento você poderá personalizar o vinagre com outros aromas.
Dicas + Dicas :
Usos do Vinagre na saúde, na química doméstica e higiene pessoal
Vinagre, poderoso anticéptico para a higiene e bem-estar. Poderoso anticéptico, o vinagre evita formação de mofo e refresca o ambiente, matando as bactérias. No seu dia-a-dia, faça uso do vinagre.
Alguns exemplos:
Na casa: ( principalmente se você reside em local com muita humidade.)
Mantenha um vaporizador ( do tipo usado para plantas ) cheio, com mistura de água e vinagre ( aproveite embalagens de outros produtos que não sejam tóxicos ).
Aliás, mantenha vários vaporizadores com misturas mais fortes e outras mais fracas, para usos que requeiram mais ou menos vinagre.
Ambientes recém-pintados: molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local para cortar os odores da tinta.
Os seus pincéis: lave-os como de costume e depois enxagúe com mistura e água com vinagre.
Onde houver madeira e você notar que está apresentando "bolor", limpe com água e vinagre roda-pés e piso de madeira e banheiros: use um pano húmido misturado com vinagre após retirar a poeira.
Material metálico com verdete ( banheiros, principalmente ).
Sanita: para que o fique sempre impecavelmente esterilizado ponha dentro da sanita meio copo de bicarbonato de sódio e meio de vinagre; 10 minutos mais tarde ponha água a ferver e deixe ficar.
Ferro de passar a vapor: limpe com água misturada com um pouco de vinagre e em seguida proceda à limpeza fazendo evaporar a água conforme as instruções do fabricante.
Aquecedor para mamadeiras: o mesmo procedimento.
Tapetes: com escova, água e vinagre ( as cores ficam mais vivas além da protecção bactericida ).
Na cozinha:
Micro-ondas: faça ferver durante cinco minutos um copo de vidro com água misturada a ¼ de vinagre. Os odores serão eliminados e os resíduos dos alimentos podem ser facilmente removidos.
Panelas: retira as manchas deixadas pela fervura e feijão ( principalmente nas panelas de pressão).
Frigorífico: retira os odores; você pode deixar um chumaço de algodão embebido em vinagre dentro do frigorífico.
Máquina de lavar louça: o mesmo procedimento para máquina de lavar roupa (indicado em baixo).
Caixote do lixo: mantenha o saco plástico vaporizado com vinagre.
Roupas:
Máquina de lavar roupa: na última água de enxaguar ponha vinagre dentro da água ( o vinagre corta o efeito do sabão e desinfecta a roupa ).
Travesseiros e colchões: vaporize com mistura de água e vinagre. Se houver possibilidade, leve ao sol.
Cortando o efeito ( de ureia ) urina no colchão: para o colchão use o mesmo procedimento acima. Depois deixar um jornal ou toalhas absorventes sobre o local molhado; após isso, aplicar a mistura de vinagre. Aguardar umas horas e secar com ferro quente.
Urina nas roupas: retirar a urina numa primeira água e em seguida deixar de molho com água e vinagre; depois lavar normalmente, mas enxaguando com vinagre e água.
Urina de animais domésticos: secar o local com um jornal, passar um pano húmido e depois vaporizar mistura de vinagre com água em proporção mais forte para o vinagre. Mais vinagre para urina de gatos.
O seu bebé:
Roupas: o mesmo procedimento para as roupinhas molhadas de urina.
Brinquedos: lavar com água e sabão e depois enxaguar com água e vinagre: enxagúe por mais vezes com água pura.
Assaduras provocadas por urina: lavar o local afectado e depois aplicar uma mistura bem fraca de água com vinagre. Lembre-se de deverá ser fraca para não agredir e provocar dor.
Outros:
Doentes e idosos no leito: higiene de pessoas acamadas por longo tempo também devem seguir os mesmos procedimentos.
Os seus filhos, mesmo que já sejam relativamente crescidos mas que sejam sintomáticos: ao urinar na cama tome as mesmas providências e nunca os repreenda por isso. Use vinagre. Consulte um psicólogo.
Beleza:
Pele: se você sofre de afecções, brotoejas, espinhas ou acne: diariamente, após a higiene da manhã, enxagúe o rosto com mistura de vinagre com água morna. Antes de se deitar faça a mesma coisa.
Cabelos: se não forem secos, enxagúe com a mesma mistura usada para o rosto na medida de meio copo de vinagre de cidra misturado com dois copos de água morna. Eles ficarão brilhantes e saudáveis.
Cabelos: se você fez permanente e seu cabelo ficou espigado ou baço mais do que você desejava, faça uso da mesma receita anterior.
Cabelos: no fim de lavar o cabelo esfregue-o com um pouco de vinagre. Passe por água. Ele fica macio, sem cheirar a vinagre.
Higiene bucal:
Dentes e mucosa bucal: um copo de água morna misturado com três colheres de sopa de vinagre de maçã. Após escovar os dentes, faça um bochecho com a mistura.
Se você é do tipo super-limpeza, ainda pode misturar à água com vinagre, um pouco de fungicida líquido nas seguintes operações:
Na máquina de lavar roupa,
Limpeza dos banheiros e da casa,
Lixeiras,
Urina de animais,
Cabelos ( se não houver ferimentos no couro cabeludo e muito cuidado com os olhos ),
Piso e balcão da cozinha.
- Ou ainda misturar lisoforme (fungicida) ao álcool e vaporizar as cortinas, tapetes, colchões, travesseiros.
Atenção: não usar em locais com ferimentos nem na pele de crianças nem nos bebés.
Benefícios apregoados:
1 - Quanto mais velho, melhor: como um bom vinho.
2 - Melhorar a saúde dos cabelos.
3 - Saúde dental e bucal.
4 - Saúde da pele do rosto, combate as espinhas e acne.
5 - Aliviar as cãibras nocturnas das pernas.
6 - Acalmar músculos cansados.
7 - Combater a osteoporose pelo cálcio.
8 - Ajudar dores de cabeça a desaparecer.
9 - Acalmar as erupções cutâneas e as micoses.
10 - Aliviar as picadas de insectos ( vespa, abelha e água-viva ).
11 - Remediar certos problemas urinários.
12 - Ajuda no tratamento da tosse.
13 - Destruir os micróbios dos alimentos.
14 - Melhorar os problemas do coração e da circulação.
15 - Reduzir a hipertensão.
16 - Combate às bactérias.
17 - Tratamento da caspa ( esfoliação do couro cabeludo ).
18 - Aliviar as dores dos calos.
19 - Remediar certas infecções dos olhos.
20 - Combate aos fungos.
O vinagre possui mil utilidades, além de ser utilizado na preparação dos alimentos.
Algumas delas:
1) Para o arroz ficar bem soltinho, coloque uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento;
2) Para tirar a gosma, lave o frango, corte em pedaços e cubra-os com água fria e duas colheres de sopa de vinagre. Depois é só lavá-las com água corrente;
3) Batatas murchas, com cascas escuras e enrugadas ficarão como novas misturando um pouco de vinagre à água em que forem cozidas;
4) O bolo de chocolate ficará húmido se acrescentarmos uma colher de chá de vinagre de vinho ao bicarbonato estipulado na receita;
5) Na falta de um frigorífico, pode-se conservar carnes cruas por período curto embrulhando-as num pano embebido em vinagre;
6) Se quiser guardar salsichas frescas até cinco ou seis dias, deixe-as mergulhadas dentro de uma tigela contendo água com uma colher de sopa de vinagre (ou mais, dependendo da quantidade de salsicha), e um pouquinho de sal. Guarde no frigorífico e na hora de usar é só lavar em água pura;
7) Muitas cozinheiras colocam um recipiente contendo vinagre perto do lugar onde se está fritando cebolas; assim, não exalam o seu cheiro característico, que muitas pessoas não suportam;
8) A polpa do abacate, depois de aberta, escurece logo, isto pode ser evitado passando um pouco de vinagre na superfície;
9) Para que o diospiro amadureça mais depressa, faça um furinho junto ao cabinho e coloque ali uma gota de vinagre;
10) Se as mãos ficarem manchadas de frutas, uma mistura de limão e vinagre bem esfregada as eliminará;
11) O limão partido também se conservará fresquinho se colocar a parte cortada num pires contendo vinagre;
12) As massas fritas não ficam gordurosas se for acrescentada a elas (durante o preparo) uma colher (sopa) de vinagre.
Mais limpezas:
O vinagre é um óptimo produto de limpeza, além de barato, eficiente e não poluente.
Veja alguns exemplos de como limpar a casa com o vinagre:
* Incrustações de cal: solução de água e vinagre limpa manchas e dissolve placas de cal.
* Máquina de Lavar: use quatro litros de solução de vinagre no ciclo principal para remover cal e restos de sabão da máquina de lavar, dando-lhe mais vida útil.
* Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa e não deixa riscos, nem marcas; vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.
* Latão e cobre: solução de vinagre e sal grosso dá novo brilho aos produtos.
* Madeira: duas chávenas de amoníaco, uma chávena de vinagre e meia chávena de soda em oito litros de água limpam estantes pintadas, revestimentos de madeira e persianas, sem alterar a cor dos móveis.
* Lustra móveis: solução de vinagre, terebintina e óleo de linhaça em partes iguais eliminam riscos na madeira, servindo como lustra-móveis.
* Manchas de vela: cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo e removida com papel absorvente. Em seguida, lave o local com vinagre.
* Manchas em tapetes: a cor do tapete volta a ser viva quando aplicada água morna com vinagre no local da mancha.
* Manchas em tecidos: solução diluída remove as manchas eficientemente. Manchas de chicletes ou desodorizantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem. Colarinhos encardidos devem receber pasta preparada com soda e vinagre, ficando assim completamente limpos após a lavagem.
* Bordados que podem desbotar: passando a peça pelo avesso, com pano humedecido em vinagre por baixo, as cores voltam a brilhar.
* Amaciador: o vinagre substitui o amaciador, e as roupas ficam frescas, macias e cheirosas; peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.
* Cobertores: para evitar que eles não fiquem duros e ásperos, passe-os rapidamente em água com vinagre após a lavagem.
* Fixação de cores: tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.
* Gesso: preparar gesso com vinagre em lugar da água, torna o produto maleável por mais tempo.
* Cheiro de pintura: um pequeno recipiente com vinagre retira o cheiro desagradável de tinta fresca do ambiente.
* Tapetes persas: uma solução forte de vinagre protege o tapete persa das traças.
* Sujidade na carpete: coloque vinagre no local atingido pela sujidade e limpe depois de algum tempo.
* Insectos: uma esponja embebida em solução de vinagre diluído afasta insectos de espelhos e vidraças.
* Plantas: escove os seus vasos com solução fraca de vinagre e enxagúe: os poros dos vasos ficarão limpos e irão garantir a passagem do ar.
* Flores: as flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.
O vinagre é o melhor anti-bacteriano que existe ! Além de tudo é barato !!!
Limpe o frigorífico com vinagre, o lava loiça, o tanque, enfim tudo o que não tiver mármore.
Mas lembre-se que o ácido corrói as pedras.
Adorei este post sobre os beneficios do vinagre Rosa, muito bom, vou guardar com carinho. Bjos
ResponderEliminar